6 EXERCICIOS QUE TODO WINDSURFISTA DEVERIA FAZER DIARIAMENTE

Publicado em 01/12/2021 00:00
6 EXERCICIOS QUE TODO WINDSURFISTA DEVERIA FAZER DIARIAMENTE

Olá, meu nome é PP Jutras e sou personal trainer. Sou especializado em esportes aquáticos, especialmente windsurf. Tenho ajudado guerreiros de finais de semana até atletas top como Morgan Noireaux e Boujmaa Guilloul.

Meu programa de treinamento é muito básico e fundamentado na construção de fortes bases. Equilíbrio estrutural, postura e mobilidade estão no top de minha lista de prioridades. Por esta razão estou compartilhando com vocês estes 6 exercícios que todo windsurfista deveria executar diariamente.

Não, você não precisa se transformar num “rato de academia” pra se tornar uma pessoa mais saudável. Os primeiros 3 exercícios tem o objetivo principal de melhorar sua postura em geral. Tente realizar 2 séries de cada. Também recomendo dividir a rotina em dois. A- Os primeiros 3 exercícios pela manhã. B- Os 3 exercícios finais à noite para melhorar o sono.

  1. Agachamento dividido é bom para fortalecer as pernas e para ativar a elasticidade dos flexores dos quadris. Estes músculos dos quadris permanecem normalmente recolhidos numa posição mais curta. Avisados aqueles que passam o dia sentados! Alongar os flexores dos quadris irá ajudar diretamente a reduzir a tensão na parte inferior das costas e pode ajudar a resolver problemas de desconforto e dores nesta mesma parte inferior das costas. Execute entre 6 a 10 repetições por perna por série.

Vídeo da execução no youtube: https://youtu.be/bmXDZkWnax8

 

 

  1. Nadando em “W” serve para ajustar a postura na parte superior de seu corpo. Novamente, trabalhos no computador e o uso continuado do celular trazem os ombros pra frente. É a pior posição pro seu corpo e pode desencadear dores de cabeça, no pescoço e até nos ombros. Ter um alinhamento ruim no corpo irá com 100% de certeza, levar a algum dos tipos de dores descritos, ou até mesmo a lesões. Este exercícios deve ser feito formando o “W” com ambos braços e em seguida com um braço por vez. Execute 4 a 8 repetições completas por série (Ambos + Esq. + Dir. = 1 completa)

Vídeo da execução no youtube: https://youtu.be/rTl9DLMq2No

 

 

  1. Abdominal canivete sustentado é meu exercício de fortalecimento pro núcleo de todo esforço. Deitado de costas pro chão, eleve braços e pernas mantendo-os na posição elevada. Não importa seu nível de preparo, esta posição de isometria é ótima para estabilizar a parte inferior das costas e seu abdômen apropriadamente. Mantenha a posição de 30 a 60 segundos por série.  

Vídeo da execução no youtube: https://youtu.be/E2qk_fCsBDM.k

 

 

Os próximos 3 exercícios são direcionados para melhorar seu relaxamento e seu sono. Rapidos esclarecimentos relacionados a seu sono: 1- Você só pode treinar forte na mesma proporção em que se recupera. 2- Sono de qualidade irá ajudá-lo a fortalecer seu sistema imunológico. 3- Finalmente se você tiver alguns Kg a mais… Ajuste seu sono antes de iniciar qualquer dieta maluca. Sono de boa qualidade deve sempre estar acima de sua lista de prioridades.

Repita duas séries conforme a visualização no youtube: https://youtu.be/dLjk67jZViI

  1. Exercício Vaca-Gato: Estiramento e curvatura das costas. Segure cada posição por 1 segundo, até 6 repetições por série.

 

 

  1. Posição de reza árabe: Encoste sua cabeça no chão e mantenha a posição. Você pode alternar movimentos nos quadris de um lado para o outro. Mantenha a posição por 30 segundos por série. 

 

 

  1. Posição do bebê. De costas pro chão, encolha as pernas e agarre os joelhos mantendo a posição. Como variação, você pode balançar seu corpo em movimentos de maneira a massagear os músculos das costas contra o chão. Mantenha a posição por 30 segundos ou mais por série.

 

 

Realizando estes 6 exercícios diariamente, você estará se colocando numa boa posição em relação a amplitude de movimentos, melhor postura e melhoria do sono. E isto levará a uma só consequência: Estar apto a passar mais tempo fazendo o que você gosta... Windsurf! Atenção: Respeite sempre seus limites e seu condicionamento físico. O descrito acima são somente recomendações e orientações para melhorar seu rendimento.

E finalmente, fica a sugestão de se juntar à comunidade do programa de treinamento WTP 3.0: www.facebook.comà comunidade /groups/windsurfingtrainingsupportgroup.

 

Matéria originalmente escrita por John Carter em 24/11/2021

Fonte: https://www.windsurf.co.uk/6-exercises-every-windsurfer-should-do-every-single-day/?fbclid=IwAR1YSFNlmE5yzZPJeozHqO5YZ9Oohp9t4MNWL9oHpiAzma5WvmRlTo8Y8lA

 

Fortes ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

 

comments powered by Disqus