A Lagoa de Ibiraquera/SC, um pedaço do paraíso pede socorro!!!

Publicado em 23/03/2021 00:00
A Lagoa de Ibiraquera/SC, um pedaço do paraíso pede socorro!!!

A Lagoa de Ibiraquera/SC, um pedaço do paraíso pede socorro!!!  

 Convido a todos os interessados para uma reflexão sobre como a interferência humana sem um estudo prévio pode modificar e impactar a nossa natureza. Por mais que em tempos passados não se tinha a noção do que poderia advir das interferências em nossos recursos naturais, a questão agora é quase que uma corrida contra o tempo, em o que podemos fazer para impedir ou diminuir o avanço e reverter o processo de degradação. Aqui estamos falando pontualmente da Lagoa de Ibiraquera/SC, um pedacinho de paraíso, mas quantos outros mais existem em nosso lindo Brasil aguardando ajuda pois pedem socorro também.

Meu nome é Enno Leal  e sou formado em  Economia. Conheci a Lagoa de Ibiraquera em 1986. Foi amor à primeira vista. Passei grande parte da minha vida dentro deste paraíso, velejando inicialmente de  wind e, mais tarde, de  kite. Hoje alterno estas duas formas de interagir  com a natureza. A beleza deste local e a sua energia é incomparável. Meus filhos e, mais tarde, os netinhos, assim como eu, desenvolveram o mesmo sentimento de adoração a este lugar. Em 2011, tardia e egoisticamente, percebi que a laguna estava pedindo socorro.

 

 

Devido a ação humana que soterrou o seu canal e barra naturais, a laguna está sendo soterrada por um  imenso assoreamento. Desde aquela data tenho devotado a minha vida a tentar salvar este tesouro natural que  tanto prazer tem dado a mim e minha família.

 

Caso tenham interesse, seguem links com videos que tratam do problema:

https://youtu.be/W5DGJCE5b6U 

e

https://youtu.be/BM6oe362ZUo

 

Bons ventos a todos,

 

 Enno Leal 

 

comments powered by Disqus