WINDSURF EM CABARETE – REPUBLICA DOMINICANA

Publicado em 04/08/2017 00:00
WINDSURF EM CABARETE – REPUBLICA DOMINICANA

 

WINDSURF EM CABARETE – REPUBLICA DOMINICANA

 

Tive a referência de Cabarete a partir de alguns colegas Californianos, que conheci em uma das primeiras viagens que fui para Jeri. Quem já foi a Jeri, já deve ter sentido essa sensação de “prego” por velejar em condições mais exigentes do que estamos acostumados no sul do país, e ao lado de nativos e “profis” que executam  esses movimentos de “freestyle” que o meu conhecimento de física dificilmente consegue explicar.  Na época, me recomendaram ir para Cabarete, para velejar em condições mais amigáveis.  Aqui algumas dicas para quem deseja encarar esta aventura.

 

Localização: Cabarete fica numa ilha no Caribe, chamada “Hispaniola” ou “Quisqueya” em Taíno .  Nessa ilha localizam-se dois países: Haiti e República Dominicana (RD).  A capital da RD é Santo Domingo. Punta Cana é o destino turístico mais conhecido, por ter aqueles resorts e a infraestrutura turística que os Americanos apreciam. Na parte norte, a 230 km de Santo Domingo, fica Puerto Plata e 40 km ao Leste está Cabarete.

 

Sunset Cabarete

 

Como chegar: De Guarulhos, a forma mais direta é ir até Santo Domingo,  A COPA (linhas aéreas do Panamá) oferece esta rota com direito a um tempo no Duty – Free na cidade do Panamá (compras sem impostos).  AVIANCA vai via Bogotá e a GOL vai para Punta Cana (Aeroporto mais distante de Cabarete) . 

Para ir de Santo Domingo a Cabarete, pode-se pegar um voo de Santo Domingo para Puerto Plata, e de Puerto Plata para Cabarete, usar o serviço de taxis.

 

Santo Domingo histórico

 

Outra opção é usar um transfer de Santo Domingo para Cabarete (Entre 150 e 200 dolares)

Ou ainda, pode ir usando uma “Guagua”  (Ônibus rodoviário).  Metro é a melhor opção http://www.metroserviciosturisticos.com/  (10 dólares).

Uma boa ideia é ficar um par de dias em Santo Domingo para conhecer um pouco de história,  curtir a música e opções que esta capital caribenha oferece. Nos domingos há concertos ao ar livre de salsa, merengue e outros estilos dominicanos, o custo é a cerveja que você vai beber.  Se anda de bike, pode alugar uma para poder dar um passeio pela orla e centro histórico e se gosta de jogo, tem alguns cassinos (advertência: esta alternativa pode ser um pouco mais cara do que você imagina). 

 

Playa Grande

 

Dinheiro: Tanto dólar como Euro são bem aceitos (real, peso de qualquer espécie, bolivar ou shilling keniano, esqueça). Em Cabarete, alguns estabelecimentos evitam o cartão de crédito ou colocam um percentual que pode chegar a 18%  sobre o valor.  Já em Santo Domingo e provavelmente em Punta Cana o cartão de credito funciona muito bem.   

Troque um pouco para despesas pequenas.  Chegando no aeroporto tem algumas casas de câmbio e a diferença de taxa com o câmbio em Santo Domingo é até 2%.  Em Cabarete também existem casas de câmbio que tem a taxas semelhantes ás do aeroporto de Santo Domingo.

 

Vento: Os meses com mais vento são Junho e Julho; os meses com um pouco menos de vento e mais onda são Janeiro, Fevereiro e Março.   http://www.activecabarete.com/activities/wind-stats.php.

Em Junho e Julho o vento entra pra valer aproximadamente as 13h, então você pode dormir muito nas suas férias ou utilizar as manhãs para conhecer praias nativas, fazer surf ou passeios pelos arredores:  http://www.iguanamama.com/  (biking, hiking). Pode alugar um carro ou uma moto se está sozinho (apenas dirigir com bastante atenção quando anda de moto na estrada).  Tem muita opção para locação para andar por Cabarete; pode caminhar e se não estiver a fim, você pode ir às praias próximas de taxi ou “motoconcho” (“mototaxi”).

A brincadeira de velejo dura enquanto tem céu aberto. Porém, se durante o velejo vc enxerga uma nuvem querendo fazer uma sombra no parque de diversões e nota uma acelerada no vento, tem 10 minutos para sair usando a energia do vento. Ok, se não sair em 10 minutos tem a opção de nado, reboque e não se preocupe que a energia das ondas jogará vc para praia,  demorará um pouquinho, mas não vai perder o jantar..  

 

Guarderias:

Club Ion -  O menor de todos e trabalha  com FANATIC e velas NORTH.

 

Equipo Ion

 

Guarderia Ion

 

Tem uma sombra de vento que obriga vc sair boiando uns 150 mts ... não tem onda na saída. Olivier e Susan são o casal alemão que administra esta guarderia.

https://www.ion-club.net/en/destinations/home/5/genInfo

 

Vela -  Se você ja conhece o padrão da Vela em Jeri. A guarderia em Cabarete é menor, mas muito bem administrada por Jens (também alemão).  Vela trabalha com Neilpryde, JP e Starboard . Pega menos de sombra de vento (bem pouca)... 

http://www.velacabarete.com/

 

Wind Sport Cabarete -  Para variar também é uma alemã que toca (Steffi). Tem o melhor point de saida.  So que tem também muito kite, trabalha com Ezzy, Tabou e F2. 

http://www.cabaretewindsportsclub.com/windsurfing-in- cabarete.html

 

Guarderia Wind Sport Cabarete

 

O velejo é muito tranquilo, mar flat até os recifes (+/-2km para o fundo). Se quiser aprender a brincar em onda, vc tem que ir para dentro que tem umas ondas bem legais. Baia de +/- 3km de extensão, 2km reservada para Kites e 1km reservado para Wind. Tinha aproximadamente 120 kites e 30 winds na água num dia de Julho (alta temporada).

 

 

Onde Ficar: Hotel Taína fica bem na transisão Kite/Wind, e com a guarderia Wind Sport Cabarete na porta. Quartos simples (***/5*).

Outros hotéis:   Valero, Magnifico, Millennium...

Pode utilizar o www.booking.com  para fazer uma pesquisa de hotéis.

Outra opção é usar o airbnb  https://www.airbnb.com.br/. Normalmente é mais barato e vc tem a oportunidade de interagir com pessoas que moram em Cabarete.  Se não houver problema para vc preparar o seu próprio café da manhã, é uma boa alternativa.

 

Noite Cabarete

 

Restaurantes: Os pratos típicos em RD são o SANCOCHO (uma sopa de carne) e MOFONGO (uma massa de banana com agregados).  Em Santo Domingo tem muitos bons restaurantes o Adrian Tropical é um bom lugar para experimentar esses pratos e frutos do mar.

Em Cabarete tem também alguns restaurantes bons (uma sugestão em RD é ir para os frutos do mar pois em questão de carne vermelha vc vai ficar com saudades do Brasil):

CASA DEL PESCADOR, Paolo é o dono e Chef ... bom para frutos de mar a Italiana. 

LA BOCA distante aprox. 6 km a Leste.  Onde o rio desemboca no mar há um local muito simples, do Wilson (no outro lado do rio, ele envia um barquinho para pegar vc). Faz um peixe frito muito bom (Pode ir caminhando, de Taxi, Carro alugado ou “motoconcho”).

 

La Boca

 

PAPI na beira mar, muito bom, comida italiana.

 

Bons ventos,

 

Jean / JCValdez

  

 

comments powered by Disqus