Monitoramento On-Line

Publicado em 12/08/2015 00:00
 Monitoramento On-Line

 

Monitoramento On-Line

 

Windsurf não é um esporte fácil. Além de ser difícil de aprender (em alto nível), ainda exige muito empenho na sua preparação.

Logicamente, existem alguns afortunados que vivem ao lado da água e podem se dar ao luxo de manter seus equipos montados, bastando o vento entrar para imediatamente poderem aproveitar.

Mas para quem trabalha em cidades distantes do litoral e que impõe algumas horas de viagem, transporte, montagem/desmontagem, limpeza, etc... é complicado. Talvez aí justamente é que resida o grande diferencial para aqueles que amam este esporte fantástico e até mesmo o adotam como estilo de vida – Via de regra são pessoas de caráter firme, moral elevado e hands-on, encarando de frente qualquer obstáculo em suas vidas.

Mas vamos ao que interessa. Para conseguir um bom velejo, falando agora especificamente sobre o litoral norte-catarinense, é necessário inicialmente estar de olho em sites de previsão de ventos. Windguru, Surfguru e CPTEC são boas fontes de informações.

Eu preferencialmente me baseio em Windguru, que é alimentado com informações vindas do NOAA, e pelo CPTEC, que busca seus dados no INPE. Quando as informações de ambos sites, oriundas de distintas fontes batem, é difícil perder um velejo.

 

 

Mas uma coisa é previsão e outra é confirmação. Para confirmação, dispusemos no passado de monitoramento em tempo real, através do Capri Iate Clube (São Francisco do Sul), e também de duas estações em Floripa (Ventuus e Frank Iha). Infelizmente estas estações exigem manutenção constante (e cara), e não resistem muito tempo ao intemperismo de nosso litoral. Atualmente todas estação inativas.

Como alternativa, existem outras fontes de monitoramento que dão a posição atualizada a cada hora. Por alguns anos dispusemos de um link gentilmente cedido pela Fundagro e que nos dava este tipo de informação. Infelizmente também este link não foi mais alimentado e apesar de termos tentado contato com a entidade, não conseguimos retorno da razão do ocorrido e fomos atrás de outra opção.

Realizamos uma alteração e instalamos um link a partir de nosso site www.windville.com.br para a pagina da Epagri-Ciram (Clique no campo Monitoramento On-Line), ou no link a seguir: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98&Itemid=198.

Caso o link completo não funcione, você pode ainda acessar http://ciram.epagri.sc.gov.br/ e em seguida clicar no campo “Monitoramento On-Line” diretamente no site da Epagri.

Abrindo a pagina do Monitoramento On-Line, irá aparecer um mapa de SC. No litoral catarinense, são duas as estações que atualmente realizam medições do vento: Barra do Sul (norte de SC) e Jaguaruna (sul de SC). Clique com o mouse sobre uma das duas bolinhas verdes escolhidas conforme a região que você quiser monitorar.

 

 

Na janela que irá abrir, constará na parte inferior esquerda o vento médio instantâneo. Para conseguir atualização, feche a janela e clique novamente na bolinha verde abrindo nova janela. O valor instantâneo será atualizado.

Também disponível neste site um gráfico de ventos médios, rajadas, temperaturas, pressão atmosférica etc... dos últimos 03 dias. Para acessar este gráfico, clique em “Meteograma” da janelinha menor.

 

 

Este tipo de gráfico é particularmente importante para confirmar a entrada de uma frente fria (em confronto com a previsão) e consequentemente dar a você a confiança para colocar todas as tralhas no carro e se mandar pra praia.

Acredito que em outros estados brasileiros, devam existir órgãos equivalentes ao Epagri/Ciram catarinense, e onde igualmente podem ser obtidos os dados de monitoramento dos ventos.

 

Bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

  

 

comments powered by Disqus