Cuide bem de sua vela

Publicado em 05/01/2022 00:00
Cuide bem de sua vela

O maior inimigo de qualquer vela de windsurf seguramente é o sol. Sempre que estiver desmontada, mantenha a vela dentro de seu saco de proteção. Uma vez montada, procure sempre que possível mantê-la na água e velejando, que afinal é sua finalidade. Caso esteja fora da água, procure mantê-la na sombra (árvore, telhado, etc...). Evite sempre que possível deixá-la deitada ao sol por longos períodos. Se for o caso, avalie se não vale a pena desmontar...

 

 

No caso de vela desmontada, a posição mais utilizada pela maioria dos velejadores para guardar a vela de windsurf é em pé (normalmente apoiada a uma parede), porém um cuidado básico deve-se ter ao guardá-la nesta posição: Sempre com a parte mole da vela (manga da mesma – onde é montado o mastro) para baixo.

Caso seja apoiado o lado oposto, pela falta de estrutura do painel e pelo peso da vela, o monofilme acaba rachando e até quebrando, impondo em pouco tempo ao proprietário da vela, uma manutenção com possível troca de painéis.

Outro cuidado importante é na hora do transporte. Ao fixar o material sobre o rack de seu carro, evite que as cintas de fixação “mordam” o monofilme de sua vela. Procure posicionar os mastros e demais componentes de seu rig por fora, ou então utilize um sarcófago. Como o sarcófago é fixado pela sua parte inferior, as velas ficam soltas dentro do mesmo e as “mordidas” são evitadas.

 

 

Para entender melhor estas “mordidas”, imagine uma folha de papel dobrada. Se você abri-la e tentar novamente alisá-la, a marca da dobra dificilmente sairá por completo. O mesmo efeito ocorre no material de sua vela, que no ponto da dobra se tornará mais suscetível a rachaduras e quebras. Caso o material de sua vela já estiver ressecado, irá quebrar imediatamente naquela posição da dobra.

Se a vela rasgar durante o velejo, avalie se um reparo com Silver Tape poderia voltar a unir as partes para seguir velejando. Importante é ambos lados do painel de monofilme estarem bem secas para este tipo de reparo. Funcionou? Pode voltar pra água e divirta-se. Sempre haverá o dia seguinte pra procurar um reparo especializado, importante porém é que seja o quanto antes corretamente consertado pra evitar que um dano acabe levando a outro.

 

 

Finalmente lembre-se de sempre guardar seu material seco e limpo.

Bons ventos,

 

Carlos Jürgens

comments powered by Disqus